Prevenção a Acidentes de Trabalho entrou em pauta no programa de rádio do CRP-MG

Nesta sexta-feira, 27 de julho, é Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho. O Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira, 25/07, discutiu o assunto com psicólogo e mestre em Psicologia, Joel Amaral.

Ouça o programa na íntegra.

De acordo com a Previdência Social e o Ministério do Trabalho, o Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, o que coloca o país na quarta posição entre as nações que mais registram fatalidades nos ambientes de trabalho. Segundo o psicólogo Joel Amaral, os fatores psicossociais a que estão expostos os trabalhadores, como a interação com gestores e colegas de trabalho, acabam influenciando nos acidentes.

Joel também afirmou que as empresas investem em tecnologia com intenção de prevenir os acidentes, mas enfrentam entraves, pois muitas vezes os equipamentos custam caro ou ainda não estão disponíveis. “Ainda existe um terceiro aspecto, que eu entendo que vem sendo muito trabalhado pelas empresas atualmente, que é investir nos fatores humanos, nas pessoas”. Ele ainda ressaltou que os líderes do ambiente de trabalho precisam entender a sua importância na prevenção de acidentes.



– CRP PELO INTERIOR –