13 set Prevenção do suicídio entre jovens e idosos foi pauta do Programa de Rádio do CRP-MG
O Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira, 12/9, discutiu a prevenção do suicídio nos grupos de risco. Entrevistamos Gilmar Fidelis, psicólogo clínico, coordenador e tutor do programa de tutoria da UFMG.
Em setembro, mês em que se dá visibilidade às reflexões sobre o suicídio, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) propõe o diálogo aberto e atento junto à sociedade com o objetivo de enfrentar preconceitos e tabus sobre o suicídio. O psicólogo Gilmar Fidelis explicou que o silêncio é um fator muito danoso quando se trata de prevenção, por isso, conversar sobre suicídio de forma ética e cuidadosa é imprescindível.
Ao analisar dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre suicídio, o psicólogo apontou que há um quadro preocupante em relação aos jovens. Para ele, fatores que acometem esse grupo, como ansiedade, bullying e cyberbullying acabam colaborando com o adoecimento mental de jovens.
Segundo a OMS, a cada 200 tentativas de suicídio entre jovens, 1 se efetiva. Já no caso de idosos, para cada 4 tentativas de suicídio, 1 se efetiva, o que os coloca também em um grave cenário. “Eles sofrem dentro de um contexto social de isolamento, sensação de menor valia e o mundo ainda está aprendendo a se preparar para uma idade mais avançada. A sociedade precisa aprender a lidar com o envelhecimento dela mesma”, disse.
Gilmar também ressaltou que, para se fazer um movimento de prevenção, é preciso trabalhar e aprimorar as relações sociais.