Programa de rádio aborda as dificuldades enfrentadas pelos familiares de pacientes com câncer

Nesta quarta-feira, 23, foi ao ar o programa Psicologia em Foco no rádio, inspirado nas campanhas de outubro e novembro, que conscientizam a população sobre o câncer de mama e próstata, respectivamente. A abordagem escolhida foi a difícil trajetória de pacientes diagnosticados com câncer e seus familiares.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo:

A convidada desta semana foi Márcia Aparecida Abreu, que é mestra e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, como coordenadora do serviço de Psicologia da instituição.

Durante a entrevista, a psicóloga destacou os impactos gerados pelo diagnóstico do câncer para o paciente e seus familiares. “A primeira coisa é um medo de morrer, de lidar com o ir embora”, apontou.

Márcia também comentou sobre os cuidados que os familiares devem ter para falar com os pacientes diagnosticados com a doença: “cada um de nós tem um certo recurso para se reorganizar diante de algo que sai fora do que você se programou”.

“A Psicologia contribui para atenuar a angústia do paciente e favorecer a palavra é a principal forma”, disse. Para a psicóloga, falar é uma maneira de diluir a aflição causada pelo diagnóstico e o tratamento da doença.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no http://www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –