Programa de rádio aborda as relações construídas nas escolas

Comemorado nesta terça-feira, 15, o Dia da Professora e do Professor traz novos debates sobre os desafios dentro das instituições de ensino. Diante disso, o Psicologia em Foco no rádio desta semana abordou as relações construídas na comunidade escolar e convidou o psicólogo Celso Tondin para falar sobre o tema.

Ele é doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenador da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).

Ouça a entrevista.

O psicólogo destacou alguns pontos que causam a desvalorização dos professores no país, ainda hoje: “a falta de formação oferecida, as condições de trabalho, os salários, as questões de gestão compõem um conjunto de fatores que levam a essa banalização dos professores”.

Para ele, o clima democrático que valorize a troca de conhecimentos entre os profissionais pode tornar o processo de escolarização mais benéfico, tanto para os profissionais, quanto para alunos e seus responsáveis. “Muitas vezes há muito mais cobranças que suporte”, destacou Tondim.

Vetado pela Presidência da República, na última quarta-feira, 9, o projeto de lei que incluía nas redes públicas de educação psicólogas(os) e assistentes sociais, foi levantado durante entrevista.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no http://www.inconfidencia.com.br.

 



– CRP PELO INTERIOR –