Programa de rádio aborda autismo e inclusão

Neste mês de abril, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) deu enfoque à conscientização sobre o autismo, e o programa Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira(24) abordou o tema. O professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em psicologia clínica e mestre em psicologia e sociedade, Jardel Sander da Silva, foi o convidado.

Segundo dados divulgados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre 2017 e 2018, houve um aumento de 37,27% de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em escolas públicas e privadas. Apesar do crescimento, ainda existem desafios na inserção dessas crianças nas escolas.

Durante a entrevista Jardel, que também é pai de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacou a importância da inserção desses jovens no ambiente escolar. “A necessidade de frequentar a escola normal é grande por vários motivos. Existe uma necessidade por questões de aprendizado, de socialização, pela própria questão da humanização desses sujeitos, pela ampliação de repertório e o sentido de pertencimento social”, explicou o psicólogo.

Jardel Sander também destacou a relevância nas trocas entre as crianças com TEA e os seus colegas de turma, no processo de integração desses indivíduos em sociedade. “Quero que os pais dos colegas do meu filho entendam a importância do papel que os filhos deles têm na inclusão do meu e que na sala de aula é possível desenvolver um comportamento sensível às diferenças”, pontuou.

Ouça o programa.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br



– CRP PELO INTERIOR –