Programa de Rádio aborda o adoecimento mental da população de Brumadinho

Rompimento da barragem completou sete meses

O Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira, 11/9, abordou o adoecimento mental da população de Brumadinho, sete meses após o rompimento da barragem com rejeitos de mineração da Vale. A entrevista integra a programação especial do Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio. Para abordar o assunto, o psicólogo e referência técnica da saúde mental de Brumadinho, Rodrigo Chaves, foi o convidado.

Ouça a entrevista.

“Nós podemos falar em um adoecimento coletivo porque nós tivemos uma tragédia coletiva”, afirmou o psicólogo. Rodrigo destacou que os traumas impactam de diferentes formas a população. “Houve muitas perdas, afetivas, relações de trabalho, relações sociais e isso é uma situação absolutamente inusitada e traumática na vida da pessoa. Isso acarreta o aumento de adoecimentos”, explicou.

Segundo Rodrigo, os registros no município apontam crescimento dos casos de depressão – nas fases infantil e adulta –, de violência doméstica e de tentativas de suicídio. “O suicídio não é um ato isolado, normalmente é resultante de uma série de acontecimentos”, pontuou Rodrigo.

O Sistema Único de Saúde (SUS) está presente no atendimento à população de Brumadinho, destacou. “Nós temos as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território, temos um serviço que consegue 100% de cobertura para atender a população. Entendendo que os aumentos dos adoecimentos viriam com o tempo, as equipes foram ampliadas, então criamos novos dispositivos de atendimento” contou.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –