Programa de rádio aborda os desafios e as realidades do trabalho infantil no Brasil

O trabalho infantil foi debatido esta semana, 24, no Psicologia em Foco no rádio. A psicóloga do SUAS e mestre em Psicologia social pela Universidade Federal de São João Del- Rei, Deborah Akerman, foi a convidada do programa. Ela também é especialista em gerência de assistência social pela Fundação João Pinheiro e é coordenadora da pós-graduação em política de assistência social da PUC Minas.

Ouça a entrevista.

“A questão do trabalho infantil é cultural e cercada de mitos”, afirmou Deborah, que explicou que para além da cultura, o trabalho infantil no Brasil e em outros países, está associado diretamente com a pobreza. “Para muitas famílias pobres, esse é um dos recursos para complementarem sua renda, e sobreviverem”, completou.

Questionada sobre a diferença do trabalho infantil para o auxílio familiar, polêmica que repercutiu na mídia recentemente, Deborah destacou que quando se fala de trabalho infantil, direcionamos às práticas exercidas por crianças, de até 14 anos, que consequentemente prejudicam o seu desenvolvimento. Também disse que é inadequado associar a ideia de que o trabalho dignifica esse indivíduo, já que esse ainda não está na idade de trabalhar.

Ao destacar as análises das pesquisas relacionadas ao tema, ela contou que os trabalhos infantis encontrados são extremamente penosos. “Por exemplo, no Nordeste nós temos crianças que já crescem sem a digital, porque ela fica descascando a castanha e isso fica queimando o dedo. Aqui em Minas nós temos muitos descascadores de alho”, relatou.

Deborah destacou, também, o tráfico de drogas como uma das piores formas de trabalho infantil. “O envolvimento dos adolescentes com o tráfico não é uma questão de caráter ou afinidade, mas o que estava disponível naquele território para que os adolescentes acessarem recursos financeiros e as famílias também”, enfatizou. A exploração sexual e o trabalho doméstico também entram nos casos mais sérios de trabalho infantil.

“A escola e a educação são a saída para as famílias pobres”, afirmou a psicóloga, sobre as principais atividades que as crianças devem exercer em seu período de desenvolvimento para auxiliar no fim do trabalho infantil.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –