Programa de rádio aborda transtorno de ansiedade

No intuito de entender mais sobre como a ansiedade afeta a vida de diversas pessoas todos os dias, o programa de rádio do dia 9/1/2019 falou sobre como a inquietação e agitação em excesso podem afetar a saúde. O convidado foi o psicólogo Celso Renato Silva, psicanalista e professor da PUC Minas em cursos de graduação e pós-graduação.

Ouça a entrevista completa.

Celso enfatiza a importância de se distinguir ansiedade patológica da não patológica. Segundo o professor, a ansiedade não patológica é até útil para o nosso dia-a-dia: “ela nos deixa preparados para determinadas situações e acompanha a todos”.

O problema surge quando a ansiedade ultrapassa a utilidade desse sentimento e passa a tomar conta do sujeito. “Sintomas começam a aparecer, como tremores, boca seca e uma sensação iminente de desespero”, explica.

Celso Renato explica que o contexto contemporâneo é favorável ao desenvolvimento do transtorno de ansiedade, mas que ainda sim, é difícil definir de onde vem a sua verdadeira origem. “Por isso, é importante o acompanhamento psicológico, para que o profissional possa mapear e estudar as questões que estão correlacionadas com esses sintomas”, completa.

 

 



– CRP PELO INTERIOR –