Programa de rádio apresenta a importância dos serviços substitutivos de saúde mental

“Toda pessoa portadora de sofrimento mental tem o direito à liberdade. É fundamental ter esse direito de viver em sociedade e receber o cuidado sem sair do seu lugar de cidadão. Ser cuidada no território onde vive”. Com essa afirmação o psicólogo Waldomiro Salles, conselheiro do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) iniciou a entrevista para o programa de rádio Psicologia em Foco desta quarta-feira (29), transmitido toda quarta-feira, às 12h30, na frequência 880 AM ou ao vivo no www.inconfidencia.com.br

Waldomiro Salles fez um resgate histórico do movimento denominado Luta Antimanicomial e sua importância para as pessoas portadoras de sofrimento mental e seus familiares. “Estamos falando da luta pelo direito dessas pessoas e no centro está o combate ao estigma e à exclusão delas da sociedade, que foi iniciada em pleno processo de redemocratização do país”, disse.

Ao ser questionado sobre os modelos manicomiais ou de internação, o psicólogo foi enfático: “o hospital é colocado como um lugar de cura, de restabelecimento da saúde, mas quando falamos de saúde mental ele sempre se apresenta como um espaço de isolamento onde, muitas vezes, cronifica o sofrimento e se transforma em uma espécie de prisão perpétua”.

Ouça a entrevista completa.



– CRP PELO INTERIOR –