Programa de rádio debate desafios enfrentados por transexuais

No dia 29 de janeiro, quando se celebra o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, o programa de rádio Psicologia em Foco, uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a rádio Inconfidência AM, foi ao ar em edição especial. O programa reforçou a importância de que se tenha um olhar mais sensível à exclusão e à discriminação sofrida por essa população.

Os convidados foram a psicóloga, Priscilla Messiane, e o homem trans, Diogo Oliveira. Priscilla Messiane integra o Grupo de Trabalho Diversidade Sexual e Gênero, do CRP-MG, o coletivo ampliado do Núcleo da Abrapso BH e atua no atendimento psicoterápico na área clínica. Diogo é homem trans e militante do Coletivo Classista MOOCA e é delegado da Conferência Nacional 2016 sobre Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT, que ocorrerá em Brasília.

Diogo abriu o programa explicando o que é ser transexual e contou um pouco do seu processo. “A transexualidade acontece quando a pessoa ao nascer é designada por um gênero mas não se identifica com ele. Eu percebi isso a partir dos meus 6 anos de idade, mas foi só com 20 que fiquei conhecendo os termos certos e que o que eu passava não era coisa da minha cabeça e que tinha outras pessoas parecidas comigo”, afirmou Diogo. Ele também falou sobre pessoas trans que além de buscar tratamentos hormonais querem realizar a cirurgia de redesignação sexual.

Durante o programa, os entrevistados reforçaram que travestis e transexuais têm os mesmos direitos de todos os cidadãos. “Apesar de haver os mesmos direitos, devido ao preconceito, os transexuais têm dificuldade de arrumar emprego ou serem aceitos em uma escola”, relatou Priscilla. Os entrevistados também discutiram a procura dos transexuais pelo atendimento com o profissional da Psicologia. “Os trans normalmente têm resistência aos psicólogos, pois muitas vezes querem falar de problemas que sofrem em casa, por exemplo, mas os profissionais acabam generalizando o problema ao fato desse sujeito ser um transexual”, afirmou Diogo.
Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –