Programa de rádio debate questões relacionadas à saúde mental abordados no filme Coringa

Fechando o mês em que se marca o Dia Mundial da Saúde Mental, o programa Psicologia em Foco desta quarta-feira, 30, refletiu sobre o filme Coringa, que estreou nos cinemas brasileiros no último dia três.

O longa-metragem conta a trajetória de Arthur Fleck, um comediante que trabalha vestido de palhaço nas ruas de Gotham City. Seu sonho é se tornar um comediante famoso, entretanto, o vilão enfrenta diversos problemas relacionados à sua saúde mental.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo:

Para falar sobre o tema, a convidada foi a psicóloga Rita Almeida, que é doutora em Educação, atua na área da saúde mental e é conselheira do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).

A Psicóloga destacou que os problemas e frustrações que o personagem enfrenta construíram seu perfil; a partir disso, a trama abre espaço para a personalidade do Coringa: “o filme é quase como se as circunstâncias vão o empurrando para um lugar que nem ele quer ir”.

Rita Almeida também discorreu sobre a pressão sofrida por pessoas com transtornos mentais por não se encaixarem em um padrão definido pela sociedade como comum. “É como se a pessoa fosse deficiente visual e o mundo cobrasse que ela enxergasse, como se não houvesse, por exemplo, acessibilidade”, apontou.

Por fim, a entrevistada disse sobre a importância das pessoas olharem e cuidarem dos mais vulneráveis: “esse filme é importante para percebermos que a própria sociedade constrói isso e depois condena como sendo o divergente, que precisa ser preso, isolado”.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no http://www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –