Programa de rádio discutiu a inserção das mulheres no mundo do esporte

Programa entrevistou a psicóloga e integrante do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas, Bárbara Gonçalves

O Psicologia em Foco desta quarta-feira, 22/11, foi um aquecimento para o II Encontro Mineiro de Psicologia do Esporte (Empe), que será promovido em Belo Horizonte no sábado, 25/11.

A psicóloga e integrante do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas, Bárbara Gonçalves, falou sobre os desafios que as mulheres enfrentam para se inserirem no contexto esportivo. Segundo Bárbara, tanto na prática esportiva, quanto como torcedoras ou profissionais de imprensa que cobrem esportes, as mulheres ainda ficam à sombra dos homens e muitas vezes cumprem um papel de adorno ou embelezamento, como se não pudessem ocupar esses espaços de maneira legítima.

As diferenças no tratamento dispensado a homens e mulheres no contexto esportivo também se refletem em menos patrocínio e valorização do desempenho das atletas. “Essas mulheres precisam fazer uma série de enfrentamentos todos os dias e, muitas vezes, se sentem sozinhas. A Psicologia pode oferecer suporte a elas, para entenderem que a referência da prática esportiva não precisa ser masculina”, avalia Bárbara.

A entrevistada está entre as palestrantes do Empe e participará da mesa “Normas de gênero: por que é importante falar sobre isso no esporte?”, que também contará com a presença da nadadora Joanna Maranhão. O Encontro é uma iniciativa do CRP-MG, por meio da Comissão de Psicologia do Esporte.

Ouça a entrevista completa.

O Psicologia em Foco é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras às 12h30, na frequência AM 880.



– CRP PELO INTERIOR –