Programa de rádio fala sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata

O programa Psicologia em Foco desta quarta-feira (9/11) entrevistou o psicólogo Ricardo Tadeu. Ele trabalha há quatro anos com pacientes oncológicos e é especializado em Psicologia Médica e Psicossomática pela Universidade Federal de Minas Gerais. O psicólogo falou sobre o preconceito relacionado ao exame preventivo de toque retal e abordou formas pelas quais a Psicologia pode auxiliar pacientes que estão enfrentando o câncer e suas famílias.

“Esse preconceito ainda existe, o problema é que existe um mito que envolve a masculinidade. O homem pensa que ao ser tocado nesta área perde algo da potência, da masculinidade, do poder e isso está vinculado à cultura. O fato é que os homens devem se conscientizar que esse exame dura só 5 segundos e tem maior probabilidade de exatidão e com isso ele pode evitar um tratamento doloroso”, afirmou Ricardo.

O psicólogo explicou que a Psicologia desempenha um papel fundamental em casos oncológicos. “A Psicologia compõe as equipes clínicas dos hospitais e a nossa função é de oferecer suporte psicológico para o paciente e os familiares. É fundamental ter esse tipo de apoio, porque os pacientes oncológicos podem ficar muito sozinhos, então esse acompanhamento é muito importante”, explicou Ricardo.

O programa Psicologia em Foco é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência 880 AM e vai ao ar todas as quartas-feiras, às 12h30, na Rádio Inconfidência 880 AM. Para escutar entrevista completa, utilize o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –