Programa de rádio fala sobre os desafios das “mães de UTI”

Neste domingo, 13/5, é celebrado o Dia das Mães no Brasil. No programa de rádio do dia 9/5 falamos sobre a difícil realidade enfrentada pelas mulheres que têm seus filhos encaminhados para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) durante os primeiros dias de vida.

Quem falou sobre o assunto foi o psicólogo e ex-diretor hospitalar da Maternidade Odete Valadares, Francisco Viana.

Francisco explicou que muitos nascimentos prematuros podem ser previstos durante o pré-natal, por isso, o acompanhamento nessa fase com uma equipe multidisciplinar, que conte inclusive com a(o) psicóloga(o), contribui para a preparação da mãe para o momento do nascimento e encaminhamento à UTI.

Outro aspecto que o psicólogo realçou foi que o sentimento de culpa pode surgir em algumas mães. “A culpa é um fenômeno muito humano e difícil de ser eliminado. Muitas situações em que o bebê é encaminhado para UTI estão relacionadas à saúde da mulher, mas a saúde não diz respeito apenas à pessoa”, afirmou. Francisco chamou atenção para o fato de que a saúde está relacionada também a questões sociais, como o acesso a determinadas condições de vida, por isso, a mãe não dever ser considerada como a única responsável pela saúde do bebê.

Ouça a entrevista completa.

O Psicologia em Foco vai ao ar todas as quartas-feiras, às 12h30, na Inconfidência AM 880 e é uma parceria do CRP-MG com a Rádio.



– CRP PELO INTERIOR –