Programa de Rádio se dedica aos transtornos de aprendizagem

Para psicóloga, deve-se considerar os fatores externos e psicológicos dos transtornos

Em fevereiro, mês de retorno às aulas, o Psicologia em Foco no Rádio aborda os transtornos de aprendizagem e como podem afetar a vida de crianças e adolescentes. No programa desta quarta-feira (6) entrevistamos a psicóloga e doutora em educação pela UFMG, Libéria Neves.

Ouça a entrevista completa.

A psicóloga chamou atenção para a dislexia, transtorno ligado à dificuldade com a leitura, à discalculia, que diz respeito a entraves com a matemática, e à disgrafia, quando se apresentam obstáculos com a escrita.

Quanto às formas de intervenção, Libéria destacou o importante papel da psicopedagogia, que pensa nos fatores externos e psicológicos dos transtornos para realizar a manutenção que vai minimizar as interferências que o sujeito tem para acessar o conhecimento e processar a aprendizagem.

A Psicologia também tem funções imprescindíveis nesses processos. Para a doutora em educação, uma primeira grande contribuição é a construção de um diagnóstico, uma vez que ainda são muito imprecisos. “Eles podem advir de fatores sociais, econômicos e subjetivos”, ressaltou.



– CRP PELO INTERIOR –