Programa de rádio trata a Psicologia na Atenção Básica em Saúde

A Política Nacional de Atenção Básica à Saúde, criada em 2006, é caracterizada pela abrangência da promoção de saúde e deve prevenir doenças, garantir diagnóstico, tratamento e reabilitação à população. No início, as equipes multidisciplinares de Atenção Básica contavam com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários. Para falar sobre a entrada de psicólogas(os) nesses grupos, o programa de rádio Psicologia em Foco recebeu na última quarta-feira (10/8), Márcia Ribeiro, que é mestra em Promoção de Saúde e Prevenção à Violência pela UFMG e tem experiência na Atenção Básica à Saúde.

Segundo Márcia, o atendimento das equipes multidisciplinares à população se dá por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e os profissionais que integram as equipes multidisciplinares atendem a população tanto de maneira individual, como coletiva. “A(o) profissional da Psicologia vem aguçar, com seu conhecimento, a compreensão da saúde emocional da população”, explicou.

De acordo com a psicóloga, as pessoas chegam à Atenção Básica relatando todo tipo de demanda. Essas pessoas são acolhidas, inicialmente, pelos enfermeiros e, a partir da escuta, podem ser encaminhadas às(aos) psicólogas(os). “As pessoas reclamam do seu sofrimento, da sua dor e do seu adoecimento, assim como relatam suas tristezas e medos”, disse.

Sobre a importância da Psicologia como parte integrante das equipes multidisciplinares, Márcia afirmou que essa inserção potencializa e aumenta o olhar sobre o sofrimento humano. “A gente vem conseguindo encontrar nosso espaço nas equipes, afinal, as pessoas estão tendo mais acesso à Psicologia”, completa.

Para que a(o) profissional da Psicologia atue de maneira adequada nas equipes multidisciplinares, Márcia Ribeiro enfatizou a importância de que conheça o SUS, afinal, é nele que o grupo está inserido.  “As(os) psicólogas(os) realizam discussões e capacitações junto à equipe, assim como promovem debates junto à comunidade”, concluiu. O programa Psicologia em Foco é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência AM 880 e é veiculado toda quarta-feira, às 12h30.

Para ouvir a entrevista na íntegra, utilize o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –