Programa de rádio traz reflexões sobre depressão e felicidade obrigatória

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do planeta. Procurando trazer reflexões sobre o tema e sobre o mito da obrigatoriedade de ser feliz, o Psicologia em Foco desta quarta-feira (23) falou sobre como a depressão vem afetando o mundo. A entrevistada da semana foi Nadja Lappann, psicóloga, e membro fundadora da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (ABEPS). Clique aqui para ouvir.

Nadja inicia explicando que hoje podemos considerar no mundo a depressão como um problema de saúde pública. Segundo a psicóloga, existem dois contextos que podem explicar o aumento da depressão: “O primeiro é o da banalização do diagnóstico; e o segundo é referente ao fato de vivermos em uma sociedade que é constitutiva de disparadores de mal-estar. ”

Ela acredita que a depressão também se origina de fatores como a valorização extrema da imagem, que é marcada pelo consumo e pela necessidade extrema de conhecimento. Isso acabaria diminuindo muito os espaços de sociabilidade, “produzindo estilos de vida cada vez mais individualistas, com relações vazias e vínculos sociais e afetivos fracos; isso tudo acaba gerando um sentimento de desamparo no indivíduo”, conclui.

O programa Psicologia em Foco é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a rádio Inconfidência. É veiculado toda quarta-feira, as 12h30 na frequência 880AM ou no www.inconfidencia.com.br



– CRP PELO INTERIOR –