Programa de Rádio versou sobre o diagnóstico de hiperatividade e a aprendizagem escolar

O Psicologia em Foco no Rádio desta quarta-feira (20), em mais uma edição para se dedicar a temas envolvendo a aprendizagem e a comunidade escolar, abordou os impasses no diagnóstico de hiperatividade e suas adjacências. Entrevistamos a psicóloga, professora do departamento de Psicologia da UFMG e membro da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional, Deborah Barbosa.

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Segundo a Associação Brasileira de Défict de Atenção, a hiperatividade atinge cerca 3 a 10% das crianças. Deborah Barbosa explicou que o transtorno pode ser caracterizado como uma dificuldade de prestar atenção e também como um estado excessivo de energia motora ou mental, no entanto, ela alerta que o diagnóstico deve ser feito por uma equipe multiprofissional e, muitas vezes, esse processo não acontece. Um profissional, apenas, pode fazer conclusões equivocadas, ressaltou a psicóloga.

“Estamos vivendo em uma sociedade em que não se respeita o que chamamos na Psicologia de idiossincrasias”, respondeu a psicóloga quando perguntada sobre as concepções de normalidade. Para ela, a sociedade espera que a criança seja saudável e essas crianças correm, gesticulam, gritam, o que são comportamentos comuns a esse grupo. Deborah completou “a normalidade está sendo engolida pela necessidade de quietude, de querer aplacar àquilo que é da criança”.

No que diz respeito à medicalização, a professora discorreu sobre a dependência física e psicológica que o uso desnecessário e antecipado pode causar, pois, segundo ela, é indicado às(aos) psicólogas(os) fazerem uma intervenção precoce para prevenir antes de remediar.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br

 



– CRP PELO INTERIOR –