Programação de setembro começa com atividade que debaterá prevenção do suicídio e pandemia

Agenda ainda conta com Assembleia Geral e Mostra de Práticas em Psicologia e Educação

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) preparou uma série de eventos para setembro. Serão lives e encontros virtuais que abordarão temas como prevenção do suicídio e atuação de psicólogas(os) do trânsito.

O mês começa com a live “Implicações da pandemia da Covid-19 na saúde mental: reflexões sobre a prevenção do suicídio numa perspectiva de clínica ampliada”. A atividade ocorre dia 8/9, quarta-feira, às 17h, e é promovida pela Comissão de Orientação em Psicologia e Clínica do Conselho.

A conversa terá transmissão pelo canal do CRP-MG no Youtube e busca refletir sobre o processo da pandemia da Covid-19 para a saúde mental e a prevenção do suícidio. A partir de uma perspectiva de noção de clínica ampliada, a ideia é debater estratégias para o combate ao suicídio.

Para isso, contará com as(os) seguintes convidadas(os):

Isabel Pimenta Spínola Castro – psicóloga clínica. Mestre e doutora em Ciências da Saúde (UFMG). Professora de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Una. Coordenadora do Programa Entrelaços: saúde mental dos universitários do grupo Ânima.

Bernardo Dolabella – psicólogo clínico e mestre em Psicologia (UFMG) e especialista em Saúde Mental (PUC-MG). Professor da Faculdade Pitágoras e pesquisador colaborador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde da Fiocruz e do Observatório Mineração, Desastres & Saúde/Fiocruz. Conselheiro estadual da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais e técnico do Projeto CAVAS/UFMG. Membro da Comissão de Orientação em Psicologia de Emergências e Desastres do CRP-MG.

Mediação:
Luiz Felipe Viana Cardoso – psicólogo e mestre em Psicologia (UFSJ). Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário UNA. Conselheiro e membro da coordenação colegiada da Comissão de Orientação em Psicologia e Clínica do CRP-MG.

Agenda

Tema: “Implicações da pandemia da Covid-19 na saúde mental: reflexões sobre a prevenção do suicídio numa perspectiva de clínica ampliada”
Data: 8/9 (quarta-feira)
Horário: 17h
Canal: Youtube

11º CNP e COREP – A live é um evento preparatório do 11º Congresso Regional da Psicologia de Minas Gerais (COREP). O objetivo dos eventos preparatórios é fomentar debates de temas importantes para a categoria e publicizar o processo do Congresso Nacional da Psicologia (CNP). Saiba mais sobre as etapas de construção do CNP.

Programação de Setembro

Além da atividade, do dia 8/9, confira o restante da programação do mês:

17/9, às 19h – Assembleia Geral das(os) Psicólogas(os)
20 e 23/9, às 19h – III Mostra de Práticas em Psicologia e Educação de Minas Gerais
28/9, às 19h – Live do projeto “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro”
30/9, às 16h – Encontro virtual “Regras e desafios: o contexto atual das(os) psicólogas(os) do trânsito”

 



– CRP PELO INTERIOR –