Programação do II Congresso Mineiro de Psicologia tem espaço garantido para a arte

Em todos os dias do evento haverá atividades culturais

A música e o cinema também farão parte das atividades promovidas no “II Congresso Mineiro de Psicologia – Direitos Humanos, Cidadania e Profissão”, que será realizado de 23 a 27 de setembro, em Belo Horizonte. “É uma outra linguagem para comunicar o tema do Congresso, que é de vital importância para toda a categoria, e é fundamental que nós que estamos propondo essa conversa, conversemos de várias maneiras”, defende o conselheiro do CRP-MG, Hudson Carajá. “Acredito muito na potência que a arte tem de comunicar que, às vezes, a formalidade de uma mesa – de todos esses processos civilizatórios, que são muito acadêmicos – não acessam da maneira que a arte consegue. Essa é a nossa grande aposta com as apresentações culturais no Congresso: promovermos outras conversas, termos outras ideias circulando”, explica.

Em quatro dias de evento, a música ocupa o espaço das apresentações culturais. Na terça-feira, 24, o destaque é o Cine Diversidade, iniciativa que o CRP-MG promove todos os meses para dialogar sobre questões relacionadas a gênero e diversidade sexual a partir da exibição comentada de obras cinematográficas. Em setembro, o Cine mudará de casa, do Cine Santa Tereza para a Universidade Fumec, a fim de contemplar o público que participa do Congresso.

Com o tema Visibilidade bissexual e demais orientações não monossexuais, a sessão será realizada às 17h30 e exibirá dois curtas-metragens “Um teto para 3” (Eric Magda Lima | 2023) e “Remendo” (Roger Ghil | 2023). Após a exibição, haverá diálogo com o público com as participações de:

Agatha Nelise – Estudante de Psicologia (UEMG Divinópolis). Mestiça, bissexual integrante do coletivo ativista Rolezin das LBPT+, questionadora de monoculturas do pensamento e do binarismo racial, por rotas de fuga contra-coloniais no fazer psi. Atuou na UEMG no Projeto VIDA (de inclusão, acessibilidade e menos capacitismo) e no Programa Encontro de Saberes (de inclusão e retomada de saberes tradicionais).

Carú de Paula Seabra (CRP 06/136173) – Mestre e doutorando em Psicologia Clínica (PUC-SP), onde também compõe o Núcleo de Subjetividades. Psicólogo clínico, pesquisador e psicanalista. Feytyceyro, multi-artista, poeta. Compõe o bando biodiverso Caruarê, construindo uma pesquisa de práticas coletivas que conjurem possibilidades de se viver junto em tempos de necropolítica e capitalismo tardio. Autor do livro ‘’Ynundação (um conjuro)’’.

Mediação:
Liz Costa (CRP 04/70393) – Pós-graduanda em Saúde Pública (USP), graduada em Psicologia (UFMG), artesã, esquizoanalista. Idealizou a Clínica da Ginga, numa perspectiva do sul global contra a domesticação dos territórios existenciais e pela reconstrução de modos singulares de habitar o mundo. Compõe os coletivos A Dobra e QuilomboEsquizo. Coordena a Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do CRP-MG.

Confira a programação cultural do Congresso:

Segunda-feira, 23/09 – 18h às 18h30
Grupo Pé na Porta – Grupo de rap da cidade de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Chegar de pé na porta e escancarar as verdades que nem todos querem ouvir, mais do que rimas raras e flows o que buscamos é atingir um som que toque almas, pela luta, pelo afeto e pela ancestralidade”!

Terça-feira, 24/09 – 17h30 às 19h
Cine Diversidade – Visibilidade bissexual e demais orientações não monossexuais

Quarta-feira, 25/09 – 18h30 às 19h
Edson Franco – Cantor, compositor, membro do Movimento Nacional da População em Situação de Rua. Agente Social no Centro Estadual de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis.

Quinta-feira, 26/09 – 18h30 às 19h
Forró Migrante – Trio Balbúrdia convida Alice Assoviei
O trio surge da reunião de amigos no curso de Psicologia da UFSJ. E para o Congresso, conta também com a presença da psicóloga e multiartista Alice Assoviei. O grupo preparou um repertório especial para abordar a temática da migração no Brasil. A partir de músicas do cancioneiro popular brasileiro e sul-americano, além de passagens literárias, a banda apresentará as narrativas e trajetórias de pessoas e famílias que, ao longo da história, buscaram novas oportunidades. “O forró pé de serra tem várias músicas que falam sobre a pessoa migrante brasileira, dos motivos que fazem as pessoas se movimentarem pelo Brasil em busca de algo. Foi difícil escolher as músicas, mas chegamos a um repertório lindo” conta o conselheiro Hudson Carajá, que também é integrante do trio.

Sexta-feira, 27/09 – 20h30 às 21h
Helena Moura – Cantora e escritora. Travesti. Graduanda em História (UEMG), artista plástica e atriz do coletivo Trupe Boba. No ano de 2024, publicou o livro “A Luz De Helena o Resgate Da Esperança (A NOVELA)”. Como cantora, se apresenta em bares com diversas musicalidades, do jazz ao MPB. Atua no coletivo “Rolezinho das LBPT”, na cidade de Divinópolis, e participa da “Casa coletiva”.

O Congresso

A segunda edição do Congresso Mineiro de Psicologia está com as inscrições para as mais de 60 atividades esgotadas. O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) é o realizador da atividade e reafirma, junto a todas as pessoas que se inscreveram, a importância de que se organizem e compareçam às atividades. O encontro acontece em parceria com a Univerdade Fumec, em Belo Horizonte.

 



– CRP PELO INTERIOR –