26 ago Psicólogas(os) e assistentes sociais atuando juntas(os) nas escolas
Live do CRP-MG debate trabalho multiprofissional na educação
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) tem uma longa trajetória em defesa da atuação de psicólogas(os) e assistentes sociais no ambiente escolar. Esse trabalho se fortalece em 2019 com a aprovação da Lei 13.935. Agora, a autarquia por meio da Comissão de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional, se mobiliza para apoiar os municípios mineiros na regulamentação do serviço.
Em sintonia com essa agenda de mobilização, foi realizada na última quarta-feira, 25, a live Lei nº 13.935/2019: o trabalho da equipe multiprofissional de psicólogas(os) e assistentes sociais. O encontro foi mediado pelo conselheiro do CRP-MG, Luís Henrique Cunha, que recebeu para o debate a psicóloga Lucianna Ribeiro e a assistente social Eliana Martins.
A atividade dialogou sobre as possibilidades de atuação de psicólogas(os) e assistentes sociais e a construção de um espaço de diálogo entre os dois campos profissionais. Além disso, a live faz parte de uma série de eventos comemorativos do dia da psicóloga(o), celebrado no próximo dia 27 de agosto.
Assista na íntegra a live:
A assistente social Eliana Martins lembra a necessidade das(os) profissionais trabalharem em conjunto. “É preciso uma aproximação entre psicólogas(os) e assistentes sociais para fortalecer os conhecimentos de cada área”, pontua. Eliana ainda chama a atenção para a similaridade entre as funções, mas defende que “se as duas profissões entrarem em acordo para atuar junto, terão muito a contribuir para o ambiente escolar. A escola faz parte da rede de proteção de crianças e adolescentes”, observa.
A psicóloga escolar na cidade de Uberlândia, Lucianna Ribeiro, concorda com a perspectiva da atuação coletiva, e acredita que as(os) profissionais, antes de adentrarem no ambiente escolar, precisam conhecer o espaço de atuação. “É importante que a(o) psicóloga(o) conheça a realidade da instituição, nos aspectos socioeconômico, cultural, histórico e de organização estrutural”, avalia.
Atuando desde 2005 na escola de ensino básico da Universidade Federal de Uberlândia, Lucianna compartilhou a estrutura do trabalho que vem desenvolvendo na instituição, dividido em três frentes: ensino, pesquisa e extensão. Trabalho, segundo ela, pautado no desafio da interdisciplinaridade e da quebra do paradigma da medicalização.
O conselheiro Luís Henrique Cunha destaca que para haver a universalidade do serviço será preciso um compromisso de toda comunidade escolar e confia que a Lei 13.935/19 vem para fortalecer essa realidade. “Essa lei nos coloca para pensar a educação básica em uma perspectiva institucional múltipla”, reflete.
Assista a live completa em nosso canal no YouTube e aproveite para acessar as sugestões de materiais de referência sobre o tema comentados por nossas convidadas.
Eliana Martins indica:
A sistematização do trabalho dos assistentes sociais na Educação Básica – Ed. EDUFBA, 2020 ORG. Adriana Ferriz, Eliana Martins, Ney Almeida.
Lucianna Ribeiro indica:
Atuação do psicólogo na rede pública de educação de Minas Gerais. In M. P. R. de Souza, S. M. C. Silva, & K. Yamamoto (Orgs.). Atuação do psicólogo na Educação Básica: concepções, práticas e desafios (pp. 115-142). Uberlândia: Edufu.
Luis Henrique Cunha indica:
Livro: Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? Organizadores: Breno de Oliveira Ferreira e Fauston Negreiro. Editora: Pimenta Cultural.
Disponível para download.