22 abr Psicologia em Foco
No programa “Psicologia em Foco”, veiculado na última quarta-feira (16) na Rádio Inconfidência, o psicólogo e especialista em dependência química, Arnor Trindade, discutiu os mitos e verdades em torno do crack.
O psicólogo falou sobre alguns dos fatores que levam à dependência e a relação dos usuários com a droga. “Cada sociedade tem a droga que merece e cada época tem a sua droga eleita”, explicou. Arnor lembrou dos movimentos de contracultura, nos anos 1960 e 1970, que eram relacionados a drogas com perfis alucinógenos. “Hoje, vivemos numa época de compulsão ao consumo, que é estimulado o tempo todo. Quando pensamos em drogas com uma característica compulsiva na relação que o usuário estabelece com ela, como o crack, vemos a marca do consumo muito forte”, afirmou.
Arnor também explicou sobre os serviços de saúde para aqueles que desejam não fazer mais o uso da droga, o papel da família e os rumos das políticas públicas de drogas no Brasil. “A política de saúde faz uma coisa e, às vezes, a polícia faz uma coisa contraditória àquilo. Não temos uma integração das políticas, tanto a nível federal, quanto estadual e municipal, o que faz com que se gaste recurso, perca tempo e não se consiga soluções eficazes para os problemas”, disse.
Para ouvir o programa completo, utilize o player abaixo: