Psicologia em Foco

A luta pela cidadania e direitos fundamentais começaram a ganhar força no começo da década de 80. E a luta pelos direitos da comunidade LGBT, também, caminha em passos largos a fim de conquistar espaço em uma sociedade preconceituosa.  No mês em que se comemora o “Dia do Orgulho Gay”, o programa Psicologia em Foco traz como convidado o gerente do Centro de Referência pelos Direitos Humanos e Cidadania LGBT, Roberto Chateubriand Domingues, para falar acerca de lutas, conquistas e desafios dentro da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, travestis e transexuais de Belo Horizonte.

Para Roberto Chateubriand, a orientação sexual fora dos padrões sociais desperta não só rejeição como também gera violência. Para ele, quando o padrão heteronormativo é alçado como norma, a construção do sujeito homossexual como parte de uma sociedade se torna quase impossível. Consequência disso é exclusão social, a violência psicológica e ódio, que podem até levar a morte do indivíduo gay.

O gerente do Centro de Referências pelos Direitos LGBT comentou como as novelas brasileiras abordavam a imagem gay em suas tramas. Para ele o personagem homossexual era sempre “visto como afememinado” e a “lésbica retratada como masculinizada e raza”. Ele explica que isso só aumenta o preconceito e reforça estereótipos. Entretanto, no ponto de vista do convidado, isso atualmente tem mudado. “As novelas começam a apresentar personagens com outras feições, mais próximas ao cotidiano que compõe o seguimento LGBT”, explica.

Para ouvir o programa na íntegra, utilize o player abaixo:

“Psicologia em Foco” é uma produção do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, em parceria com a Rádio Inconfidência, transmitido às quartas-feiras, de 12h30 às 13h, na sintonia AM 880.



– CRP PELO INTERIOR –