Psicologia em Foco aborda vulnerabilidade da população de rua

“A realidade das pessoas em situação de rua é um fenômeno complexo. Entendo ser necessário uma análise mais crítica, destacando   como a forma de organização do mundo contemporâneo, a inexistência de valores solidários, o apelo consumista, a falta de acesso a bens e serviços leva ao  aprofundamento da desigualdade e da exclusão social, bem como o esgarçamento do tecido social decorrentes desta forma de organização perversa e pouco acolhedora fazem parte  da determinação múltipla e complexa tanto do uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como da situação de rua.” Com esta definição, a psicóloga Lindalva Guimarães iniciou sua participação no programa Psicologia em Foco, desta quarta-feira (17/12), na Rádio Inconfidência AM, sobre a população de rua.

Segundo ela argumentou durante a entrevista, é necessário compreender toda a dinâmica e o contexto em que se inserem as pessoas em situação de rua para não cair na armadilha de culpabilização das pessoas que, por diversos fatores e convergências passam a morar embaixo de viadutos, nas calçadas e terrenos baldios.

Lindalva chamou a atenção para o comportamento das outras pessoas que “na invisibilidade mostram suas mazelas pessoais, familiares e sociais. É doloroso enxergá-las … Em tese, qualquer um de nós poderia, por diversas circunstâncias, vir a estar em situação de rua”.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –