Psicologia em Foco abordou a intervenção dos psicólogos na escola

O Psicologia em Foco, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), que aconteceu nesta quarta-feira (30/9), fez parte da edição especial que repercutiu a III Mostra Mineira de Práticas em Psicologia. O objetivo foi discutir a “Intervenção na escola: a escuta dos professores sobre os impasses pedagógicos”, uma pesquisa que teve a participação do psicólogo Eduardo Pio, convidado para a roda de conversa. Ele é mestre em Psicologia com ênfase em Teoria Psicanalítica (UFMG) e participa de pesquisas com os temas em adolescência, grupos e laço social. Clique aqui para ver as fotos do evento.

O projeto apresentado no Psicologia em Foco, segundo Eduardo, teve duração de um ano e foi feita em uma escola pública de ensino fundamental. Um dos objetivos era ouvir professores e suas dúvidas quanto aos sintomas escolares, tendo o não aprendizado como a maior queixa. A partir da pesquisa elaborou um estudo de caso com 30 crianças, sendo que oito delas passariam por atendimento psicológico no Serviço de Psicologia da UFMG.

O convidado disse que apesar do projeto estar dentro das escolas, não teve como objetivo fazer da instituição um consultório de psicologia e sim poder perceber a importância deste profissional dentro de um colégio.

Metodologia – Duas equipes foram selecionadas: uma formada por dois mestrandos, que ouviram os professores, e outra composta por estudantes de graduação de psicologia, que realizaram entrevistas com os alunos. Segundo Eduardo, as queixas iniciais dos educadores eram como eles poderiam identificar que determinados alunos apresentavam déficit de atenção, hiperatividade e/ou autismo. “Fizemos uma roda de conversa e pedimos para que os professores pudessem falar tudo o que entendiam sobre transtornos e tirassem as dúvidas de uma forma geral. Durante os seis primeiros meses eles tiveram dificuldade de definir quem poderia ser mais indicado para atendimento, mas deixaram claro que todos os alunos precisavam, já que muitos passavam dificuldades financeiras em casa e problemas com familiares”, explicou.

O psicólogo também falou que os professores declararam ter dificuldade em lidar com os alunos que tinham algum problema em aprender, já que a escola apresentava bons rendimentos e notas altas dos estudantes. “Os educadores ficam preocupados com os poucos alunos que não conseguem aprender. Eles acham que se um não vai bem, todos estão falhando”, afirmou.

Já a outra equipe, que fez acolhimento com as crianças, disse que uma parte delas se perguntava o que estavam fazendo ali e outras alegavam estar na entrevista porque não se concentravam em sala de aula. “Fizemos cerca de 30 atendimentos ao longo da pesquisa com esses alunos e no fim dois continuaram a fazer o acompanhamento, pois apresentaram questões psicológicas que necessitavam de tratamento”, declarou, Eduardo.

Para  encerrar a apresentação do Psicologia em Foco desta quarta-feira, Eduardo Pio afirmou que ao longo dos atendimentos feito com as crianças escolhidas, elas demonstraram bons resultados. “Um pouco de escuta desses alunos pode promover um desenvolvimento quando falamos em aprendizagem dentro de sala de aula”, concluiu.



– CRP PELO INTERIOR –