26 set Psicologia em Foco abriu espaço para abordagens sobre suicídio, ética e promoção do cuidado
Para finalizar o mês, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou mais uma edição do Psicologia em Foco com a temática Setembro Amarelo, desta vez com o título “Suicídio: desafios éticos na promoção do cuidado”. Para compor a mesa, participaram a psicóloga, sócia-fundadora da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS), Nadja Botti; a conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia e Clínica do CRP-MG, Paula Khoury; e como mediadora, a psicóloga e coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CRP-MG, Evely Capdeville.
Nadja Botti chamou atenção para três pilares que merecem atenção da sociedade e da categoria: a ética da sensibilidade, do olhar e da esperança. A psicóloga também reforçou que a insensibilidade produz ideias equivocadas de luta, guerra e combate ao suicídio, o que pode provocar visões que se afastam do que é, verdadeiramente, o cuidado.
Paula Khoury apresentou os desafios da Comissão de Psicologia e Clínica em discutir o sentido tradicional que se aplica à clínica psicológica. Ela explicou que o trabalho da Comissão é perpassado pela necessidade de compreender desafios que dizem respeito ao contexto político geral, à forma contemporânea de produção da ideia mercadológica de felicidade e bem-estar que incidem sobre a atividade do CRP-MG.
A conselheira também ressaltou que o interesse da categoria pela temática do suicídio aponta para a necessidade de refinar e fazer um diálogo para além do Setembro Amarelo. “O cuidado que proponho se dá como convite para escutar a categoria e dialogar a fim possibilitar encontros, saídas e direções para este mal-estar que nitidamente nos convoca”, salientou.
Assista ao registro do evento: