Psicologia em Foco no rádio aborda micromachismos no cotidiano

O Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira, 26/3, finalizou a série de programas especiais de março, com temas que afetam principalmente as mulheres. A psicóloga clínica, Desirèe Silva, que também foi voluntária na Defensoria Pública Especializada no Atendimento de Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Belo Horizonte (Nudem), discutiu os micromachismos do cotidiano.

Ouça entrevista clicando aqui.

A entrevista buscou informar a população sobre atitudes machistas do dia a dia que são quase imperceptíveis, pela forma sutil como se apresentam. A psicóloga disse que muitas dessas práticas não são questionadas por não serem explícitas, por isso, o termo “micromachismos”.

“Por exemplo, quando o garçom entrega a conta para o homem é um micromachismo e nós não questionamos. Ele está dizendo com esse ato que é o homem que tem poder financeiro, é ele que tem o poder. O micromachismo passa muito sutilmente pelas relações”, afirmou.

Essas práticas têm como objetivo controlar as mulheres, tanto nas relações de intimidade, quanto fora delas. As consequências de atitudes machistas como essa para as mulheres são muitas, aponta Desirèe, e variam desde a ausência de poder financeiro dentro da casa até casos mais extremos, como a violência física.

Além disso, a sororidade, termo cada vez mais falado no movimento feminista, foi um ponto importante citado pela psicóloga, que destacou a importância do acolhimento e da irmandade entre as mulheres. “Enquanto mulheres, nós aprendemos a ser muito rivais o tempo todo, nos é ensinado a criticar uma mulher o tempo todo, a questionar uma mulher que assume um cargo de poder. A sororidade vai contra isso”, explicou.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –