Psicologia em Foco no rádio abordou luto dos fãs após o fim das séries

Nesta quarta-feira, 17, o Psicologia em Foco no rádio abordou o “luto dos fãs após o fim das séries e novelas”. A convidada para discutir sobre o assunto foi a psicóloga Larissa Coelho, que é mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Minas gerais (UFMG), e psicóloga voluntária na Casa de Referência da Mulher Tina Martins.

Ouça a entrevista.

Larissa explica que o luto também pode ocorrer pelo fim de processos ou ciclos da vida. Para ela, é importante nos perguntarmos o porquê do apego com as séries ficcionais. “Qual a necessidade desse espectador que está sendo suprida por essa saga de ficção? Qual é o desejo que está sendo realizado por meio dessa série? Existe um processo de identificação em relação as situações que ele vivência na trama ou em relação aos personagens fictícios que são apresentados nessa série? ”, questionou.

“Na atual sociedade do consumo as imagens são ferramentas mediadoras das relações humanas”, disse Larissa. Dessa forma, as novelas e séries passam a sensação de pertencimento e identificação para o telespectador, que se sente parte de um grupo social junto aos outros telespectadores, explicou a psicóloga.

Sobre o consumo de séries e novelas Larissa afirmou que podem ter influências positivas e negativas. “Isso vai depender de quem está assistindo. Uma positiva é a catarse, porque quando falamos desses afetos reprimidos, essa repressão gera sofrimento, tanto físico quanto mental. Então se nós temos uma saga fictícia que gera identificação por parte do telespectador, e serve como um instrumento catártico, nós estamos liberando essa pessoa do sofrimento na medida em que ela consegue vivenciar e liberar esses afetos”, enfatizou.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –