Psicologia em Foco no rádio debate a LGBTIfobia e os desafios para uma sociedade inclusiva

17 de maio é Dia Internacional Contra a LGBTIfobia e marca a luta de uma grande parte da população, ainda muito discriminada. Nesta quarta-feira, 8/5, o Psicologia em Foco no rádio abordou os desafios para uma sociedade mais inclusiva e diversa. O convidado, Samuel Silva, é especialista em terapia comportamental, psicoterapeuta e palestrante voltado à temática LGBTI+.

Ouça o programa.

“Quem define esses padrões, as normas do que é certo e do que é errado?”. Esse foi um dos pontos levantados pelo psicólogo, quando questionado sobre as motivações dos preconceitos relacionados ao gênero e à sexualidade. Samuel explicou que as pessoas que não se encaixam nesse padrão são julgadas e marginalizadas.

“Os principais padrões são da heteronormatividade e da cisgeneridade. Esses padrões afirmam que se uma pessoa nasce com pênis ela tem que ser homem e só pode se relacionar afetivo e sexualmente com mulheres. Se nasce com uma vagina, tem que ser mulher e só pode se relacionar com homens”, explicou.

Para o psicólogo, a data é importante pois marca o momento em que as vivências LBGTIs deixam de estar associadas à doença e ao desvio, e passam a ser vistas pela ciência como naturais e legítimas, como as demais relações sociais. “É uma data importante para nos lembrar da nossa história e do muito que ainda temos para poder lutar”, avaliou.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –