Psicologia em Foco no rádio dialoga sobre machismo e as consequências para a sociedade

Nesta quarta-feira, 20/3, o programa Psicologia em Foco no rádio abordou o machismo e como ele pode afetar homens e mulheres. Em entrevista com o psicólogo e membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa, Extensão Conexões de Saberes da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Ricardo Dias de Castro, questões como masculinidade tóxica, violência e feminismo foram apontadas.

De acordo com o psicólogo, machismo e sexismo se referem a uma estruturação histórica que compreende que os homens ocupam um lugar central de poder e de superioridade e isso seria natural. Em contrapartida, Ricardo destacou que o movimento feminista localiza toda essa produção de violência no campo sócio-histórico que também é de resistência.

“Os homens precisam se tornar livres, e o feminismo colabora na libertação e autocrítica dos homens para se construírem referências masculinas que levem em consideração outros parâmetros, que não esses que violentam e degradam a sociedade”, explica.

Intelectuais do feminismo negro foram citadas durante a entrevista: a pesquisadora e mestra em filosofia política, Djamila Ribeiro, e a norte-americana Bell Hooks, teórica feminista e ativista social. “O feminismo é para todos”, obra de Bell Hooks mencionada por Ricardo Dias e uma das referências do acadêmico, discute o feminismo como ferramenta para a mudança e melhoria de vida para todas as pessoas.

Ricardo explicou que o patriarcado e o machismo criaram algumas dicotomias que prejudicaram as mulheres. Natureza e cultura, razão e afeto, espaços públicos e privados foram algumas das distinções criadas e que fortalecem e organizam a estrutura social. “As feministas nos mostram que público e privado são mais relacionados do que nós imaginamos, por isso, a resposta para o combate à desigualdade de gênero passa por politizarmos o privado. Não adianta eu tirar uma mulher de uma situação de violência doméstica, se esse homem não for reeducado”, afirma.
Ouça a entrevista completa.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br .

 



– CRP PELO INTERIOR –