06 out Psicologia em Foco no rádio discute aumento da expectativa de vida do brasileiro
O programa Psicologia em Foco desta quarta-feira (5/10) entrevistou a psicóloga Renata Lima sobre o aumento da população idosa no Brasil e formas de viver essa fase da vida com qualidade. Renata é mestre em desenvolvimento humano pela UFMG e professora de Psicologia da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
A psicóloga destacou a importância de fazer atividades físicas nesta fase e principalmente manter a mente ativa com leitura, palavras cruzadas e os relacionamentos sociais, pois são fundamentais para uma boa saúde mental. “As questões da saúde mental são tão relevantes quanto as questões da saúde física”, avalia Renata.
No último sábado (1/10), foi celebrado o Dia Nacional do Idoso. A data ganhou importância com o crescimento da longevidade do brasileiro. No período pós Segunda Guerra Mundial, em 1945, a expectativa de vida do brasileiro era de 45 anos e, atualmente, é de 72 anos. Segundo o IBGE, em 2050 chegará a 80 anos.
“O aumento da expectativa de vida se deve às melhorias da qualidade de vida da população em geral. Melhorias no saneamento básico, acesso à saúde, educação e os avanços da medicina implicam nesse aumento”, explica Renata.
O programa Psicologia em Foco é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência 880 AM e vai ao ar todas as quartas-feiras, às 12h30. Para escutar entrevista completa, utilize o player abaixo.