Psicologia em Foco no rádio discute efeitos de estereótipos e preconceitos

O programa Psicologia em Foco, uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência, desta quarta-feira (23/11) entrevistou a psicóloga  Andréa Moreira Lima. Ela é doutora em Psicologia Social pela UFMG e professora do Centro Universitário UNA. A psicóloga falou sobre estereótipos, discriminação e o politicamente incorreto.

Andréa explicou que o estereótipo pode gerar exclusão, pré-julgamento e discriminação de uma pessoa ou de um grupo social. “Os estereótipos são características que atribuímos a uma pessoal ou um grupo social e essas características são construídas a partir de percepções generalizadas, infundadas, geralmente negativas que eliminam a própria diversidade. Esses estereótipos vão construindo preconceitos que geram atos e comportamentos discriminatórios” esclareceu Andréa.

A psicóloga problematizou o uso das piadas em relação a determinada pessoa ou grupo como forma de naturalização da desigualdade social e enfatizou que o preconceito não nasce com as pessoas, mas é algo construído nas relações humanas ao longo da vida. “Esses processos de estereótipos, preconceito e discriminação são formados por relações assimétricas de poder entre os grupos sociais. Então o preconceito acaba produzindo a invisibilidade de certas identidades gerando a subalternidade e a não garantia de Direitos Humanos. Quando rompemos com a hierarquização, a inferiorização social por determinadas pessoas ou grupos sociais a gente acaba contribuindo para romper também com essas hierarquias sociais e garantir a equivalência de direitos humanos para todas as pessoas”, concluiu Andréa.

O programa Psicologia em Foco vai ao ar todas as quartas-feiras, às 12h30, na Rádio Inconfidência 880 AM. Escute a entrevista completa abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –