Psicologia em Foco no rádio discute o racismo e a violência contra a mulher negra

No próximo domingo, 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra. Em consonância com os debates promovidos nessa ocasião, o programa de rádio Psicologia em Foco desta quarta-feira (16/11) propôs reflexões sobre a persistência do racismo e da violência contra a mulher negra no Brasil. A entrevistada foi a psicóloga Thalita Rodrigues, mestra em Psicologia e integrante do Coletiva Estamira Mulheres Psicólogas. Desde 2012, Thalita acompanha a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Minas Gerais.

Mapa da Violência sobre feminicídio no Brasil, publicado em 2015, revelou que de 2003 a 2013 os assassinatos de mulheres negras cresceram 54%, enquanto os casos que tiveram mulheres brancas como vítimas diminuíram 9%. “Esses números mostram que possivelmente as políticas públicas de enfretamento à violência contra as mulheres não têm alcançado as mulheres negras. Falar da violência contra mulheres como questão de gênero é importante, mas também é importante trazer outras dimensões, que no caso das mulheres negras é o racismo. Toda a história de desigualdade racial, escravocrata e de baixa inserção ou não inserção da população negra na educação e na saúde em nosso país devem ser discutidas para se contextualizar a questão do racismo e da violência”, explicou Thalita.

Ela também realçou o papel do feminismo negro e falou sobre a importância de que a Psicologia esteja atenta à forma como o racismo estrutura relações sociais e como ele pode afetar as subjetividades não só das pessoas negras como das pessoas brancas.

O programa Psicologia em Foco é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência AM 880 e vai ao ar todas as quartas-feiras, às 12h30. Para escutar entrevista completa use o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –