Psicologia em Foco no rádio discute pesquisa sobre a cultura do estupro

O programa Psicologia em Foco, uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência 880 AM, desta quarta-feira (29/9), entrevistou a psicóloga Daniela Tiffany sobre a responsabilização das mulheres pelo estupro. Ela é especialista em Segurança Pública e Justiça Criminal pela Fundação João Pinheiro e mestre em Psicologia Social pela UFMG.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Datafolha, na última quarta-feira (21/9), 1/3 da população brasileira culpa a mulher pelo estupro e 85% das mulheres brasileiras têm medo de serem estupradas. Na avaliação da psicóloga, os dados são assustadores, pois revelam que uma parcela significativa da população brasileira atribui às vítimas a responsabilidade pela violência. Para Daniela, o machismo e o patriarcado são fundamentais para a compreensão desse contexto.

Segundo ela, existe uma confusão entre a luta das mulheres pela liberdade sexual com a permissibilidade. Isso se reflete em outro dado mostrado na pesquisa: 30% das pessoas entrevistadas concordam que “a mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada”.
A psicóloga relatou que instituições e profissionais responsáveis pelo registro das denúncias muitas vezes não estão preparados para fazer o atendimento adequado às mulheres. “Há uma defasagem muito grande nas políticas públicas em relação aos crimes de violência contra a mulher, é importante que a mulher tenha compreensão dos seus direitos, pois muitas das vezes ela não tem conhecimento sobre eles”, reitera Daniela.

“Deve haver uma desconstrução da cultura do estupro e isso começa com as crianças, com o diálogo. É preciso entender que a prevenção é a melhor forma de evitar algo que depois de consumado pode ser irreparável”, conclui.

O programa Psicologia em Foco vai ao ar todas as quartas-feiras, às 12h30, na Rádio Inconfidência 880 AM. Para escutar entrevista completa, utilize o player abaixo.

 



– CRP PELO INTERIOR –