Psicologia em Foco no rádio discute prevenção a Aids e doenças sexualmente transmissíveis

Em virtude do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, o programa de rádio Psicologia em Foco, desta quarta-feira (30/11), falou sobre desafios na prevenção ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. O programa entrevistou o psicólogo Roberto Chateaubriand, que é técnico da Secretaria Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte e ativista no campo dos direitos humanos.

Atualmente, o Brasil enfrenta um cenário alarmante: o número de jovens portadores do vírus HIV aumentou em 40% de 2006 a 2015, segundo dados do Ministério da Saúde. Enquanto isso, outra pesquisa realizada pelo Ministério revelou que 45% dos brasileiros admitem não usar preservativo. “Quando alguém opta não por usar preservativo o que está em jogo é o desejo, o prazer, a fantasia de proteção na escolha de um parceiro ou parceira nos atos sexuais, enfim, há uma gama de questões que fazem com que no ato sexual se abra mão do uso da camisinha”, explicou Roberto.

O psicólogo também falou sobre a importância de ter espaços de discussão no cotidiano para debater sobre sexualidade e proteção da saúde. “Nós falamos de AIDS no dia 1º de dezembro ou no carnaval, seria necessário que pudéssemos discutir sobre isso na mesa do jantar com a família, na escola, no trabalho, nos locais de lazer. Para que a prevenção surta efeito é necessário que diminua a discriminação e o preconceito de grupos estigmatizados como gays, travestis, transexuais e prostitutas. Além da ampliação da oferta e serviços de saúde capazes de promover a educação continuada em saúde, seja em unidades básicas, seja em outros níveis de proteção”, afirmou Roberto.

O programa Psicologia em Foco é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência 880 AM e vai ao ar todas as quartas-feiras, às 12h30. Confira a entrevista completa.

 

 



– CRP PELO INTERIOR –