19 set Psicologia em Foco no rádio discute Setembro Amarelo e papel da família na prevenção ao suicídio
No mês de setembro, dedicado ao combate ao suicídio, o programa de rádio Psicologia em Foco recebeu o psicólogo Celso Renato. Ele é professor em Saúde Mental nas faculdades de Pará de Minas e PUC Minas, supervisor da Rede de Saúde Mental de Barão de Cocais e conselheiro do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG). Em entrevista ao programa, uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência AM 880, Celso falou sobre os fatores que levam ao suicídio e destacou a importância da família para evitar o ato.
De acordo com o psicólogo, o ambiente familiar exerce papeis opostos em relação ao suicídio. Em alguns casos, pode ser um dos fatores que leva ao autoextermínio e noutros pode atuar para evitá-lo. “O suicídio não é um ato isolado. Há fatores que constroem esse comportamento como depressão, drogas, desemprego, bullying, sexualidade, doença mental, entre outros. O importante é a população ficar atenta a esse mal”, pontuou.
O psicólogo ainda afirmou que certos mitos devem ser extintos, sendo o principal deles a justificativa de que o ato é uma maneira de chamar a atenção. “As pessoas acreditam que se alguém tentou o suicídio e depois aparentou estar bem não tentará novamente ou que o ato não passou de uma brincadeira para chamar a atenção”, esclareceu.
O psicólogo explicou que a campanha do Setembro Amarelo, existente há três anos, é de fundamental importância para mobilizar as pessoas e quebrar os tabus sobre o tema. Para ele, a informação pode contribuir no combate a condições que favorecem o suicídio.
O programa Psicologia em Foco vai ao ar todas as quartas-feiras, às 12h30, na Rádio Inconfidência AM 880. Para escutar a entrevista completa, utilize o player abaixo.