Psicologia em Foco no rádio discutiu as consequências da LGBTfobia

O programa Psicologia em Foco, uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência, desta quarta-feira, 25/1, entrevistou a mestranda em Antropologia Social Josiane Marconi Oliveira. Ela é especialista em gênero e diversidade na escola, coordenadora do Coletivo Nacional de Mães pela Diversidade no estado do Mato Grosso e conselheira do grupo estadual contra crimes de homofobia.

O próximo domingo, 29/1, é Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais. Josiane falou sobre a exclusão social e os impactos da falta de apoio dos familiares. “Esse sentimento de exclusão social e afetiva quando não é bem trabalhado vai afetar toda a vida. É necessário ter informação e acompanhamento psicológico. A população LGBT sofre também com a falta de dados formais para que seja feito alguma coisa em relação ao suicídio, é preciso estatísticas para ter políticas públicas. É um problema coletivo. Quando acontece um suicídio por LGBTfobia, a família toda fica desestruturada. Toda a família precisa de acompanhamento psicológico”, explicou Josiane.

O relatório relacionado à LGBTfobia publicado neste ano, pelo Governo Federal, destaca que ao menos cinco de violência casos são registrados por dia no Brasil. Importante explicar que este tipo de violência se refere ao preconceito ou discriminação contra pessoas em função de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero. 40% das violências relatadas são psicológicas. Destas, os tipos mais reportados são humilhações e as ameaças.

O programa Psicologia em Foco vai ao ar todas as quartas-feiras, às 12h30, na Rádio Inconfidência 880 AM. Para escutar entrevista completa, clique aqui.



– CRP PELO INTERIOR –