Psicologia em Foco no rádio fala sobre os desafios para as mães de crianças com deficiência

O programa Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira, 3/7, abordou os desafios enfrentados por mães de crianças com deficiência, com a psicóloga Paula Pimenta. Ela é doutora em Psicologia, psicanalista e professora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Ouça o programa.

A psicóloga enfatizou que todas as crianças precisam ter suas singularidades respeitadas e citou os possíveis perfis de crianças consideradas “fora do padrão”. “Crianças com algum tipo de anomalia congênita, ou crianças que sofreram no parto anóxia e terão, por exemplo, paralisia cerebral. Crianças com Síndrome de Down e outros casos com distúrbios ou dificuldades mais significativas, como transtorno do espectro autista”.

É comum as mães se responsabilizarem por seus filhos, no entanto, elas não devem se culpar por alguma dificuldade que a criança apresente, explicou Paula. “Não cabe ficar pensando nessa relação de causa e efeito com qualquer problema que a criança venha a apresentar”, disse.

Questionada sobre como a sociedade atua nesse contexto, Paula afirmou que o preconceito é ainda presente. “Apesar de sempre trabalharmos para anulá-los, por enquanto o que vamos tentando é minimizá-los. Existe todo um trabalho frequente e intenso para nós minimizarmos, um deles é a informação”, avaliou.

Ninguém pode ser resumido por sua deficiência, afirmou a psicóloga. A partir dessa perspectiva, pontuou a importância da Psicologia para compreender a totalidade desse indivíduo. “Todo trabalho da(o) psicóloga(o) é ajudar a família a enxergar a criança além da sua deficiência. Não significa minimizar ou negá-la, mas ver uma pessoa”.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –