Psicologia em Foco no rádio falou sobre preconceito e AIDS

O programa entrevistou o psicólogo Roberto Domingues

O preconceito enfrentado por pacientes que vivem com AIDS e os estigmas relacionados à doença foram discutidos no Psicologia em Foco – programa de rádio do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) em parceria com a Rádio Inconfidência – desta quarta-feira, 6/12. O entrevistado foi o psicólogo, servidor da Prefeitura de Belo Horizonte lotado no Centro de Treinamento e Referência Orestes Diniz, Serviço Especializado em HIV e AIDS, Roberto Domingues.

Ajudar o paciente a entender e se convencer que a vida com HIV é possível, é o primeiro passo para auxiliar a pessoa portadora do vírus a se tornar protagonista da própria história e desconstruir que a doença é sua “característica” principal. O psicólogo também destacou a importância de se fazer com que o sujeito ressignifique coisas normalmente relacionadas a AIDS, como medo da morte, da rejeição e isolamento.

Roberto falou sobre a atual mudança de mentalidade da sociedade em relação a movimentos, como o LGBT, e do crescente protagonismo desses segmentos populacionais. De acordo com ele, é necessário enxergar a doença como uma diferença, que existe, mas não causa desigualdades. Descentralizar a AIDS da vida do sujeito e criar um ambiente favorável para que ele acredite na possibilidade de viver bem com HIV, é fundamental para a qualidade de vida. “A vida é mais forte que o vírus e o paciente deve focar em outras questões como centro de sua existência, para que consiga cada dia mais deixar o HIV na ‘periferia’ de sua vida”, explicou o psicólogo.

Ouça a entrevista completa.

O programa vai ao ar todas quartas-feiras, às 12h30, pela Rádio Inconfidência 880 AM.

 

 

 



– CRP PELO INTERIOR –