Psicologia em Foco no rádio debate manifestações e polarização política

O programa de rádio Psicologia em Foco desta quarta-feira (2/11) entrevistou a psicóloga Márcia Mansur. Ela é vice-presidenta do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho e professora na PUC Minas.

Márcia falou sobre as manifestações e a polarização de posicionamentos políticos que têm ocorrido no Brasil. Recentemente, várias manifestações estão sendo realizadas e fora das ruas o debate também se acirra nas redes sociais e nos encontros com amigos e familiares. “As manifestações, sejam elas partidárias ou não, constituem um processo de politização importante para sociedade brasileira. O problema é quando as diferenças ideológicas entre as pessoas se transformam em conflitos verbais e físicos, tomando o espaço do diálogo e demonstrando a intolerância das pessoas em respeitar o diferente”, explicou Márcia.

Esse contexto político e social teve reflexos nas eleições municipais que ocorreram em outubro. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), as abstenções somadas aos votos nulos e brancos superaram a votação recebida por Alexandre Kalil (PHS), vencedor do segundo turno na disputa à Prefeitura de Belo Horizonte. Ao todo, os “não-votos” somaram cerca de 742 mil, enquanto o prefeito eleito alcançou aproximadamente 628 mil votos. A psicóloga esclareceu que o alto número de abstenções nestas eleições é uma forma de manifesto, pois é o resultado da insatisfação e falta de representatividade do eleitor com a classe política.

O programa Psicologia em Foco é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência e vai ao ar todas as quartas-feiras, às 12h30, na frequência 880 AM. Para escutar entrevista completa, utilize o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –