Rede de enfrentamento à violência contra as mulheres

Representantes de mais de 20 organizações e entidades estiveram presentes na sede do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, em Belo Horizonte, no dia 4 de junho, para participar da reunião da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Entre as pautas discutidas, os participantes trataram da produção do protocolo da Rede, cujo conteúdo irá apresentar as instituições que integram a articulação, além de organizar o fluxograma para orientar as mulheres sobre quais serviços procurar em casos de violência. Também se discutiu a metodologia e a programação do Seminário da Rede, que será promovido em novembro desse ano.

Estiveram presentes na reunião representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), do Consórcio Mulheres das Gerais, da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência, da Defensoria Pública (NUDEM), do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais, do Instituto Albam, do Ministério Público (MP), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais/ Saúde da Mulher, do Abrigo Sempre Viva, da Delegacia de Mulheres, do Programa Mediação de Conflitos, do Conselho Estadual da Mulher (CEM) e do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).

A Rede de Enfrentamento é uma articulação de instituições relacionadas com a gestão e monitoramento de políticas públicas para as mulheres, serviços governamentais, não-governamentais e representantes da sociedade civil organizada, que visa o desenvolvimento de estratégias de prevenção e consolidação de políticas públicas para as mulheres com foco no tratamento das questões de violência. O CRP-MG faz parte dessa articulação desde outubro de 2013, com a posse do XIV Plenário.

A próxima reunião da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres está agendada para dia 2 de julho, na Casa de Direitos Humanos, em Belo Horizonte.



– CRP PELO INTERIOR –