Reflexões sobre AIDS entram em foco no programa de rádio

O primeiro dia de dezembro é dedicado à luta contra a AIDS. Por isso, o Psicologia em Foco no Rádio desta quarta-feira(6) abordou a prevenção e o combate aos preconceitos à portadores que, de acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, em Minas Gerais, estão em grande número: 20 a cada 100 mil habitantes.

A entrevistada da semana foi psicóloga Priscila Franco. Ela trabalha com sexualidade e prevenção à Aids e, desde 2011, atua na Coordenação de Saúde Sexual como referência técnica em prevenção, fazendo a articulação com o Movimento Social e a Frente do Programa BH de Mãos Dadas Contra Aids.

Clique aqui para ouvir a entrevista.

“Hoje falar sobre sexo ainda é um tabu. Falar sobre Aids mais ainda. Vemos no Brasil um movimento muito grande conservador que pretende censurar esse tipo de assunto. Isso contribui para o estigma que envolve a doença e atrapalha a prevenção”, analisou Priscila Franco.

Ela ressaltou a importância da(o) psicóloga(o) na área da educação e da saúde: “é preciso ensinar as pessoas a acolher umas às outras mais adequadamente, entendendo, para isso, o que é a doença.  Devemos manter sempre o debate acesso”, concluiu.



– CRP PELO INTERIOR –