Roda de conversa discutiu a invisibilidade lésbica

Como parte das comemorações ao Mês d@ Psicólog@, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio do Grupo de Trabalho Psicologia e Diversidade Sexual, realizou, no dia 31 de agosto, a roda de conversa especial “Visibilidade e luta para a garantia de direitos de mulheres lésbicas!”, em sua sede, em Belo Horizonte. A atividade compôs a 1ª Semana Estadual de Visibilidade de Lésbicas e Bissexuais de MG. Entre as principais pautas discutidas figuraram a invisibilidade em relação à homossexualidade feminina, a hipererotização dos corpos femininos e a falta de políticas públicas específicas.

A roda de conversa contou com as convidadas Benilda Brito, coordenadora do Coletivo Nzinga-MG; Rosane Pires, professora da Rede Municipal BH e integrante da Rede Afro LGBT; e Beatriz Moura, integrante da Garra Feminista. O debate foi coordenado por Paulinha Silva, integrante do Levante Popular da Juventude / Marcha Mundial das Mulheres.

Temas como “pornografia e lesbianidade”, “sexualidade não-hetonormativa e a Educação”, e “interseccionalidades e transversalidades na lesbianidade” foram debatidos pelas convidadas.

Para a conselheira Dalcira Ferrão, coordenadora do GT Psicologia e Diversidade Sexual, é de suma importância trazer estes debates para o Conselho Regional de Psicologia, porque é a oportunidade da categoria pensar seu lugar no acolhimento e assistência destas populações, bem como reconhecer suas demandas”. Ressalta-se ainda a necessidade de qualificar ainda mais as(os) profissionais da saúde, de um modo geral, no que diz respeito à abordagem e atendimento



– CRP PELO INTERIOR –