Roda de conversa incentiva participação da categoria em consulta pública do Crepop sobre esportes

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou na última sexta-feira, 15/3, a roda de conversa “A atuação da Psicologia do Esporte nas políticas públicas”. A iniciativa teve como intuito compartilhar a pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas (Crepop), sobre a atuação da Psicologia em políticas de esporte.

Durante a atividade foi destacado que, ao contrário das políticas públicas de saúde e educação, as de esporte acontecem em diversos espaços, privados ou não, que recebem dinheiro público para o desenvolvimento das ações.

O coordenador da Comissão de Psicologia do Esporte do CRP-MG, Yghor Gomes, destaca a importância da categoria participar e entender as políticas públicas de esportes e sua relação com os espaços de trabalho. “A intenção foi falar para a(o) profissional da Psicologia que trabalha com o esporte, que muitas vezes está atuando diretamente relacionado à política pública, mas não sabe que está nesse lugar”, explica.

Mudanças no Mercado – A falta de incentivos para área da Psicologia do esporte nas universidades foi um dos pontos levantados pelos estudantes presentes na roda de conversa. Jéssica Melo, graduanda na faculdade Arnaldo, conta que os profissionais que atuam na área raramente são psicólogos e que “falta um interesse muito grande por parte dos alunos para que esse campo atinja o nível que nós estamos procurando no Conselho”, disse.

Suelem Ribeiro, especialista na Psicologia do Esporte, acrescenta que “é uma oportunidade que se for abraçada pela Psicologia tem uma gama muito grande de alternativas”, afirma.

Consulta pública  A consulta pública das referências técnicas do Crepop ficará disponível para contribuições até 26 de março. Após o término do prazo, todas as contribuições ao texto preliminar serão enviadas à comissão de especialistas que trabalhará na construção da versão final para publicação.

A versão da publicação colocada em consulta está disponível aqui.

As contribuições devem ser enviadas por meio de formulário eletrônico.

 

 



– CRP PELO INTERIOR –