Saúde Mental de Janeiro a Janeiro aborda atendimento a pessoas que vivem e convivem com HIV/Aids

Live abordou políticas públicas do SUS e do SUAS e já está disponível no Canal CRP-MG no YouTube

Em dezembro foi celebrado o Dia Mundial da Luta contra a Aids, o Dia Nacional da Assistência Social, o Dia Internacional dos Direitos Humanos e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para integrar à programação do mês, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da série Saúde Mental de Janeiro a Janeiro, promoveu a live “Ações transversais das políticas públicas do SUS e do SUAS no atendimento às pessoas vivendo e convivendo com HIV/AIDS: tecendo redes”. A transmissão aconteceu na última terça-feira, 12.

Participaram do diálogo o assistente social, Cássio Henrique, e a psicóloga e coordenadora do programa “BH de Mãos Dadas Contra a Aids”, Priscila Franco. A mediação foi realizada pelo conselheiro do CRP-MG, Henrique Balieiro. Durante o diálogo, Cássio e Priscila compartilharam suas vivências na política pública de acolhimento a pessoas vivendo e convivendo com a síndrome.

Ao apresentar o “BH de Mãos Dadas Contra a Aids”, Priscila destacou que o objetivo do programa é vincular as pessoas aos equipamentos existentes na cidade. Segundo ela, o trabalho realizado funciona como uma ponte para que elas acessem os seus direitos.

Por sua vez, Cássio explicou o que são as Casas de Apoio. De acordo com o assistente social, essas residências são serviços de complementação direta para garantir a continuidade do tratamento e dos meios necessários para a plena cidadania dessas pessoas.

O profissional também destacou o caráter híbrido do acolhimento institucional, uma vez que este é vinculado à saúde e também à assistência social. Ele relatou que, no mesmo espaço, ocorre o amparo a pessoas em diferentes situações e que o trabalho conta com a parceria da organização de Priscila. O atendimento é público e realizado tanto para pessoas consideradas independentes, quanto para aquelas com maior dependência, como acamadas ou restritas.

Na mediação, o conselheiro Henrique ressaltou a importância de toda a sociedade conhecer as políticas públicas de atendimento às pessoas que vivem e convivem com HIV/Aids.

Integração SUS e SUAS

Em 2021, o Governo Federal lançou o Acordo de Cooperação Técnica nº 60/2021 – SUS e SUAS, assinado entre a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e a Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, com diretrizes a serem cumpridas no quinquênio 2021-2026.

A resolução teve como objetivo estabelecer a conjugação de esforços para o planejamento, monitoramento, execução e avaliação de ações para aprimorar a articulação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Tal medida está especialmente vinculada à inclusão social da pessoa em situação de vulnerabilidade social com HIV/Aids ou outras doenças.

Acompanhe o diálogo completo:



– CRP PELO INTERIOR –