25 maio Saúde Mental de Janeiro a Janeiro: CRP-MG realiza live sobre políticas públicas e saúde da população indígena
A transmissão abordará o papel da Psicologia na promoção do bem-estar e na visibilização dos povos originários
Na próxima terça-feira, 28, às 19h, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizará a live “Saúde Mental e Povos Indígenas” em seu canal do Youtube, que irá trazer reflexões sobre a valorização da diversidade cultural dos povos indígenas, além de levantar as dificuldades enfrentadas por essas comunidades no acesso à saúde.
No contexto das políticas públicas, serão abordadas necessidades ainda não atendidas de considerar as especificidades e caracteristicas dessa população e suas consequências para a saúde indígena. Questões como a demarcação de terras, acesso a serviços de saúde adequados, respeito às práticas tradicionais e diálogo intercultural vão ser destacadas como fundamentais para garantir a qualidade de vida e a preservação dos direitos dessas comunidades.
A Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) junto aos Povos Indígenas, lançada pelo Crepop,em 2022, ressalta a necessidade de uma atuação ética e comprometida com a promoção da saúde mental e emocional dessas populações, levando em consideração os contextos históricos, sociais e políticos.
A transmissão da live é aberta ao público e espera-se a partir da participação ampliar o debate e incentivar ações concretas para a melhoria das políticas voltadas aos povos nativos.
Convidados:
Cacique Eni Carajá Filho – Membro articulador da Rede de Articulação de Indígenas em Contextos Urbanos e Migrantes (Reniu). Graduando em Antropologia (UFMG). Educador social e pesquisador em saúde pública com foco no controle social. Coordenador da Comunidade Carajá em Minas Gerais.
Fábio Henrique Arevalo (CRP-08/15.617) – Psicólogo (UEL). Colaborador da Comissão Étnico Racial do CRP-08 (Núcleo de Psicologia Indígena) e do GT de Prevenção à Violência nos territórios indígenas no Paraná. Atuou na Saúde Pública em Iguatemi MS (NASF) e há 8 anos atua na Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Londrina/PR, além de realizar atendimento clínico para indígenas.
Mediador:
Hudson Carajá (CRP-04/57.780)– Psicólogo, membro da Comunidade Indígena Carajá de Minas Gerais, coordenador conjunto das Comissões de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais e Psicologia do Esporte do CRP-MG.
Sobre a série – “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” é composta por um conjunto de lives que ocorrem o ano todo porque a atenção em saúde mental precisa ser permanente, em todos os níveis de cuidado, com foco não apenas no indivíduo e suas subjetividades, mas em todas as coletividades, de maneira a fazer o enfrentamento de situações que impactam severamente a vida da população. E como o foco tem que acontecer de forma transversal e diversa, a cada edição propõe abordagens que dizem do cotidiano das pessoas, no que mais impacta naquele momento.
AGENDA
Título: “Saúde Mental e Povos Indígenas”
Data: 30/5/2023 (terça-feira)
Horário: 19h
Canal do Youtube do CRP-MG – Inscreva-se no canal e ative os lembretes, assim você recebe uma notificação logo que a transmissão começar!