20 abr Saúde Mental de Janeiro a Janeiro: live debaterá as Comunidades Terapêuticas
Transmissão vai pautar a necessidade de articular ações que promovam a liberdade e a inclusão social
“Dos horrores dos porões aos novos manicômios do século XXI” é o tema da live que trará reflexões sobre as implicações da Psicologia enquanto ciência comprometida com os direitos humanos.
A atividade, realizada pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) acontecerá no dia 25/4, às 19h, no canal do youtube da autarquia.
A criação do Departamento de Apoio às Comunidades Terapêuticas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) suscita o debate sobre as motivações e consequências dessa decisão.
As(os) participantes conversarão também sobre a essencialidade de reforçar as perspectivas de acesso aos serviços de saúde mental pautados em uma lógica de preservação dos laços comunitários.
A live terá como convidadas(os):
Daniel Caldeira (CRP-04/30035) – Psicólogo, mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH/USP) e especialista em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais e Análise Institucional, Esquizoanálise e Esquizodrama. É conselheiro do CRP-MG, onde integra a coordenação da Comissão de Direitos Humanos e também representa a subsede Triângulo. Possui experiências profissionais e acadêmicas em direitos humanos, segurança pública, infância e adolescência, participação social e cultura.
Maira Públio – Artista, educadora-social, trabalhadora da rede de saúde mental infantojuvenil do SUS de Belo Horizonte pelo Cersami Centro-Sul, a partir de um projeto de redução de danos. Especialista em Saúde do Adolescente. Possui experiência em projetos que inserem a arte enquanto veículo de escuta e de cuidado.
A mediação será realizada por:
Pedro de Paula (CRP-04/69796) – Psicólogo (PUC Minas). Estagiou na Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Contagem. Atualmente coordena a Comissão de Orientação em Psicologia, Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do CRP-MG e é militante da Luta Antimanicomial.
Sobre a série – “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” é composta por um conjunto de lives que ocorrem o ano todo porque a atenção em saúde mental precisa ser permanente, em todos os níveis de cuidado, com foco não apenas no indivíduo e suas subjetividades, mas em todas as coletividades, de maneira a fazer o enfrentamento de situações que impactam severamente a vida da população. E como o foco tem que acontecer de forma transversal e diversa, a cada edição propõe abordagens que dizem do cotidiano das pessoas, no que mais impacta naquele momento
AGENDA
Título: “Dos horrores dos porões aos novos manicômios do século XXI”
Data: 25/4/2023 (terça-feira)
Horário: 19h
Canal do Youtube do CRP-MG – Inscreva-se no canal e ative os lembretes, assim você recebe uma notificação logo que a transmissão começar!