Saúde mental e bem-estar não depende só de você

A partir da existência de um discurso de que a felicidade só depende de você, o programa de rádio desta semana, teve como tema a complexidade da saúde mental e a importância de entender que cada ser humano tem sua singularidade, já que a saúde não é somente uma ausência de enfermidade.

Para esse debate, convidamos a psicóloga e conselheira do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) Paula Khoury, que também é coordenadora da Comissão de Psicologia e Clínica do CRP-MG.

Ouça a entrevista completa:

Segundo a Organização das Nações Unidas, rápidas mudanças sociais, violação de direitos humanos e até mesmo exclusão social podem influenciar no bem-estar físico e metal dos indivíduos. “É necessário lembrar que sentir angústia, ansiedade ou outros tipos de mal-estar fazem parte da nossa construção enquanto sujeito”, disse Paula.

Nos tempos atuais, com as redes sociais, as pessoas parecem sempre felizes e realizadas. Ao ser questionada sobre essa “fórmula da felicidade” ou do bem-estar mental a psicóloga lembrou: “precisamos lembrar que bem-estar pleno e constante, saúde mental intacta, é uma ilusão na verdade”

Por fim Paula disse a importância de a psicologia abordar esse tema, já que esse discurso tem sido cada vez mais frequente. “A psicologia compreende que fatores externos devem ser levados em conta ao promover debates sobre saúde-mental. Coletivamente, cada um encontra uma forma única de lidar com o seu contexto. Ela consegue escutar cada um de maneira singular, sem deixar de levar em consideração o sumário daquele sujeito ou do grupo que está sendo escutado”, concluiu.

E para o próximo programa, teremos como tema “Intolerância religiosa e os saberes da negritude”, que vai ao ar no dia 15 de janeiro. O Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no http://www.inconfidencia.com.br.

 



– CRP PELO INTERIOR –