Saúde mental: marcos conceituais e campos de prática

Dia de comemoração para o Fórum de Formação em Saúde Mental de Minas Gerais, carinhosamente conhecido como FOFO. Com o auditório do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) lotado, o Fórum lançou seu primeiro livro – “Saúde mental: marcos conceituais e campos de prática”, na última quarta-feira, dia 7 de agosto.

O livro traça discussões em torno de três eixos no campo da saúde mental: o vínculo e o cuidado, a clínica e o sujeito, as redes e a cidade; e conta com a participação de nomes de peso da área no estado e no país, como o psicanalista e membro da Escola Brasileira de Psicanálise, Célio Garcia, e o psiquiatra e professor universitário, Gregorio Baremblitt. Organizada por Ana Marta Lobosque e Celso Renato Silva, a publicação é fruto de um seminário com o mesmo nome, realizado nos dias 4 a 6 de novembro de 2010, o qual deu origem ao Fórum de Formação em Saúde Mental.

A psiquiatra, doutora em filosofia e organizadora do livro, Ana Marta Lobosque, conta que há três anos o coletivo que, posteriormente, se tornou o Fórum, tenta viabilizar o lançamento. Lobosque agradeceu o apoio do CRP-MG e sublinhou o papel do FOFO nesse processo. “O Fórum de Formação em Saúde Mental de Minas Gerais é quem construiu esse livro, não escreveu, mas organizou, lutou e batalhou para que ele saísse”, comemora. Ela explica que o Fórum tem se destacado no cenário mineiro e acredita que ainda se tornará indispensável na questão da formação no cenário nacional.

“Saúde mental: marcos conceituais e campos de prática” provoca a reflexão acerca da defesa dos direitos dos cidadãos em sofrimento mental nos diversos cenários de aprendizagem, tais como instituições de formação superior, escolas de pós-graduação e demais cursos. A autora, integrante do FOFO e trabalhadora da rede de saúde mental de Belo Horizonte, Ana Laura de Almeida, destaca que a publicação traz as contribuições do Fórum para com as reivindicações do movimento de luta antimanicomial.

O evento de lançamento teve início com uma roda de conversa sobre o tema “A cultura que nos forma”, com a participação da integrante do Setor de Saúde do MST e mestre em Educação, Bianca Rücckert; do doutorando em filosofia e membro do grupo Nietzche do Depto. de Filosofia da UFMG; Oscar Augusto Rocha Santos; e do doutor em história e professor da Faculdade de Educação da UFMG.

O livro “Saúde mental: marcos conceituais e campos de prática” está disponível para consulta no Centro de Documentação e Informação Halley Bessa (CDI) e para venda na sede do CRP-MG, em Belo Horizonte.

Confira AQUI outras fotos do lançamento.



– CRP PELO INTERIOR –