Seminário de Formação debaterá ensino de Psicologia na modalidade remota

Evento acontecerá em maio e inscrições gratuitas estão abertas

Nos dias 7 e 8 de maio, ocorre o Seminário Virtual de Formação “Aprendizagens, desafios e experiências de Formação em Psicologia, em Minas Gerais, no contexto da pandemia”. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Orientação em Psicologia e Formação Profissional, em parceria com a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – Núcleo Minas Gerais (Abep – Minas). O Seminário é aberto a todos os segmentos profissionais e estudantes do curso de Psicologia.

A atividade tem como objetivo promover o debate sobre o ensino virtual depois de um ano do início da pandemia. Também será abordado o uso de novas tecnologias de informação e comunicação na formação em Psicologia, avaliando os acertos, as dificuldades e as consequências dessa modalidade de ensino.

“A expectativa é que seja um espaço de aprendizagem, troca, interação e de pensar formas de superar esses desafios. A questão do ensino remoto teve ganhos no sentido de preservar a vida humana. Ao mesmo tempo, é preciso pensar todas as consequências que isso trouxe para o trabalho de docentes, professores e supervisores”, comenta a integrante da coordenação da Comissão de Orientação em Psicologia e Formação Profissional, Evely Capdeville.

O coordenador da Abep Minas, Délcio Fernando, também fala sobre o que espera para a atividade: “o intuito deste seminário é o de aproximação de profissionais, docentes e discentes da ciência psicológica para dialogar sobre os aspectos inerentes à formação, ensino e práticas neste momento atual que nos propõe desafios e, ao mesmo tempo, nos instiga a reinventarmos formas de manter o nosso compromisso social, político e ético”.

Dessa forma, para abarcar a diversidade de temas, o Seminário contará com rodas de conversa e conferência. Uma delas terá a participação inédita de representantes estudantis mineiros, que irão coordenar o debate sobre suas experiências e perspectivas na formação em Psicologia. As outras atividades falarão sobre a supervisão de estágio de forma remota e sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais da Psicologia, essa com a participação do conselheiro federal, Antônio Virgílio Bastos.

Junto com as mesas, o evento terá a eleição da nova diretoria da Abep Minas. Para participar da votação, é necessário estar em dia com a anuidade.

Confira a programação completa:

Programação
7/5 (sexta-feira)
14h – Mesa de abertura
14h30 – Apresentação cultural
14h45 – Avaliação da Gestão 2019-2022 e apresentação da chapa candidata a nova gestão do núcleo Abep Minas
15h às 17h – Roda de Conversa: “O que temos aprendido com estágios e práticas na pandemia?”
17h às 17h30 – Eleição da nova diretoria Abep Minas

8/5 (sábado)
9h às 10h45 – Conferência “DCN’s para a formação em Psicologia: o que há de novidade no horizonte?”
10h50 às 12h30 – Roda de conversa e dinâmica: “Assuntos emergentes na formação em Psicologia sob as perspectivas estudantis”.

Agenda

Evento: Seminário Virtual de Formação “Aprendizagens, desafios e experiências de Formação em Psicologia, em Minas Gerais, no contexto da pandemia”
Data: 7 e 8 de maio
Transmissão: Zoom
Inscrição: Sympla
Para ter direito à certificado de participação, é necessário fazer a inscrição prévia.



– CRP PELO INTERIOR –